quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Modinha e a Teoria da Evolução das Espécies

1. A Modinha Como Organismo

A modinha é uma tendência, uma tendência viral, que atinge tudo e todos.
Claro, há suas exceções, mas praticamente todos estão sob a ação (ou o domínio) de alguma modinha.
Existem várias modinhas diferentes coexistindo simultaneamente. E estas modinhas podem durar pouco... Ou muito. Algumas modinhas atuais:
Jogos Vorazes, Harry Potter, Apple, Kitkat, John Green, ser hipster, entre outros.

Gostaria de deixar claro: não é só porque algo é uma modinha que esta coisa seja ruim, se algo é uma modinha é porque essa coisa é apreciada por várias, várias pessoas. E não é porque algo que você goste seja uma modinha que significa que você não possa gostar verdadeiramente desta coisa, significa que há pessoas que gostam dessa coisa pelo simples fato de estar na moda.

Voltando à modinha.
Existe um ciclo de término e início de modinhas. E, como tudo na natureza, ele se baseia no detrimento de algo em prol de outro algo. O ciclo acontece assim:
Há uma modinha;
Esta modinha luta espaço com outra modinha;
Esta modinha perde espaço em prol da outra modinha;
Esta modinha deixa de existir e a outra ascende.

E é basicamente assim que ocorre a renovação das modinhas em meio natural.
Porém, havia outro inimigo. Havia os que se consideravam cultos/inteligentes/espertos demais para seguirem alguma modinha. Porque as modinhas quase nunca eram bem vistas. Se você gostava de alguma modinha já era tachado de infantil/burro/favelado/homossexual/o estereótipo que fosse que acompanhasse aquela modinha. E isso era um grande problema para as modinhas.

2. Darwinismo nas Modinhas

Porém, a natureza é perfeita e achou a solução certa. As modinhas se adaptaram, e atualmente uma das modinhas mais fortes e predominantes é ser intelectual/cult/hipsters esses bags. Que sempre foram contra modinhas, agora se veem mergulhados em uma, afogando-se nela sem nem se dar conta.
E isso gerou quase que um exército de pseudo-intelectuais, pseudo-hipsters, pseudo-hippies, pseudo-cults. Que não gostam de coisas consideradas cult porque elas gostam, e sim porque é modinha, que fazem questão de mostrar o quão são apaixonadas por livros, que têm repulsa a todos os Pops populares atuais, que têm repulsa as modinhas atuais. E essa modinha não possui tantos inimigos naturais quanto as outras, porque esta modinha é o inimigo das outras. Esta é que combate as outras modinhas, esta é a que é apoiada pelos cult/intelectuais/etc. 
Ela transformou o inimigo em amigo. E isso mostra que a natureza adota sempre os melhores caminhos para a sobrevivência. 
Até mesmo se tratando de modinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário